domingo, 14 de abril de 2013

O desafio do amor


                Estamos perdendo a noção do que é AMOR. E o que é amor para você? É possível definir o amor?

                Quando falamos do amor entre duas pessoas, costumamos confundir amor com paixão. Paixão chega rápido e logo passa. Amor precisa de tempo e amor não acaba com o tempo, pelo contrário, ele apenas se fortalece com o tempo. Paixão nos faz ter a capacidade de matar por causa da outra pessoa; amor nos faz ter a capacidade de dar a vida pela outra pessoa. É uma diferença muito grande.
                Mas o amor não se resume em algo que acontece entre um homem e uma mulher. Amor vai muito além. Uma vez um jornalista falou para a Madre Teresa de Calcutá que nem por um milhão de dólares ele faria o que ela fazia. E Madre Teresa disse que nem ela faria tudo aquilo por um milhão de dólares. E completou dizendo que fazia tudo aquilo por amor! Isso é amor! A capacidade de dar a vida por uma ou mais pessoas!
                É engraçado e interessante que amor gera compromisso! Todo tipo de amor gera compromisso! Se não tiver compromisso com certeza não é amor. Madre Teresa tinha compromisso com sua missão. São Francisco de Assis foi muito compromissado com sua vocação! Casais que vivem juntos uma vida inteira têm um compromisso verdadeiro um com o outro. O amor gera um compromisso natural, não é nada forçado. Um homem que ama uma mulher é fiel porque quer, porque ama! Isso é amor! Percebe que o compromisso é natural e espontâneo?
                Jesus Cristo foi o exemplo máximo de amor! Ele deu a sua vida por amor a toda a humanidade! Ele se sacrificou para nos salvar! E nós o amamos? Se a resposta é "sim", então vem uma outra pergunta: o que fazemos por amor a Jesus? A Santa Missa é o melhor que podemos fazer por amor a Jesus! Lá participamos do Santo sacrifício de Jesus. São Bernardo disse que mais se merece em participar devotamente de uma só missa do que dar todos os seus bens aos pobres e peregrinar por toda a terra. Isso mostra o tanto que as vezes não compreendemos todo o valor que tem a Santa Missa.
                Outra coisa que devemos nos perguntar: somos capazes de amar mais do que uma pessoa? O próprio Jesus Cristo com toda sua sabedoria disse em Jo 13,34: "Dou-vos um novo mandamento: Amai-vos uns aos outros. Como eu vos tenho amado, assim também vós deveis amar-vos uns aos outros". Isso pra mim quer dizer muito! Temos a obrigação de amar! Jesus não pediu que se fosse possível a gente amasse! Ele deu um mandamento! O mandamento do amor! Amar como Jesus amou!!!
                Em Mt 5, 43-48 Jesus diz: "Tendes ouvido o que foi dito: Amarás o teu próximo e poderás odiar teu inimigo. Eu, porém, vos digo: amai vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam, orai pelos que vos maltratam e perseguem. Deste modo sereis os filhos de vosso Pai do céu, pois ele faz nascer o sol tanto sobre os maus como sobre os bons, e faz chover sobre os justos e sobre os injustos. Se amais somente os que vos amam, que recompensa tereis? Não fazem assim os próprios publicanos? Se saudais apenas vossos irmãos, que fazeis de extraordinário? Não fazem isto também os pagãos? Portanto, sede perfeitos, assim como vosso Pai celeste é perfeito."
                E esse é o desafio do amor! Esse é o desafio dos cristãos! Amar mesmo quando é difícil amar. Amar pelo simples prazer de amar! Amar com pureza. O amor pleno é o amor puro. A malícia nos tira a pureza. E sem pureza é difícil amar. "Bem-aventurados os puros de coração, porque verão Deus!" (Mt 5,8)

Um comentário:

  1. Estava com saudade de seus textos, filho. Sei que está com muito trabalho, pouco tempo, mas não nos deixe sem uma reflexão, de vez em quando...Faz bem a muitos! Gostei bastante desse sobre o Amor. Parabéns, beijos. Eu o amo!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...