sexta-feira, 9 de março de 2012

E a vida o que é?


Gonzaguinha canta:

Eu fico com a pureza da resposta das crianças: É a vida, é bonita e é bonita...
Viver! E não ter a vergonha de ser feliz. Cantar e cantar e cantar a beleza de ser um eterno aprendiz...
Ah meu Deus! Eu sei que a vida devia ser bem melhor e será. Mas isso não impede que eu repita: É bonita, é bonita e é bonita...

E a vida! E a vida o que é? Diga lá, meu irmão. Ela é a batida de um coração. Ela é uma doce ilusão. E a vida. Ela é maravilha ou é sofrimento? Ela é alegria ou lamento? O que é? O que é? Meu irmão... Há quem fale que a vida da gente é um nada no mundo. É uma gota, é um tempo que nem dá um segundo... Há quem fale que é um divino mistério profundo. É o sopro do criador numa atitude repleta de amor... Você diz que é luta e prazer; ele diz que a vida é viver; ela diz que melhor é morrer pois amada não é e o verbo é sofrer... Eu só sei que confio na moça e na moça eu ponho a força da fé. Somos nós que fazemos a vida como der, ou puder, ou quiser... Sempre desejada por mais que esteja errada. Ninguém quer a morte, só saúde e sorte...
E a pergunta roda, e a cabeça agita. Eu fico com a pureza da resposta das crianças: É a vida, é bonita e é bonita...

Sempre temos momentos que nos perguntamos o que é a vida! Independente de crenças, religiões e fé fica sempre essa pergunta...
E eu penso que a vida tem que ter um sentido... Nossa passagem por esse mundo tem que valer a pena! Não é a toa que estamos aqui! Mas existe um propósito... Que podemos ou não cumprir...
E qual o sentido da vida? Vale a pena viver? Por que temos tanto medo de viver?
Existe uma grande diferença entre viver e existir... Não basta apenas existir, é preciso viver! Mas não é fácil e nem mole viver... E quem disse que seria fácil? Quem disse que seria uma moleza? Moleza é sentarmos num pudim de leite condensado!
Eu também fico com a pureza da resposta das crianças quando dizem que a vida é bonita!
Afinal, quando somos crianças a gente vive plenamente cada momento... Fazemos tudo como se fosse a última coisa da vida... Se o menino vai jogar futebol encara aquele jogo com toda seriedade, se diverte ao máximo e as vezes nem quer parar... Tudo é feito com intensidade!
Aí crescemos... Viramos adultos! A maior tristeza de virar adulto é perder esse encanto de criança! A gente começa a viver os momentos do jeito que dá... Na pressa, na correria, na responsabilidade... As vezes nem curtimos direito pequenos momentos que poderiam se transformar em grandes momentos!
Isso é o fim!
Uma vez fui viver um momento tão intensamente que quase cheguei atrasado para o momento seguinte!
Mas na maioria das vezes não vivemos com intensidade nossos momentos... Nem acreditamos que aquele momento pode ser bom na nossa vida... Apenas queremos que o tempo passe...
A criança nos ensina muito! Criança não é falsa, fala o que tem que falar mesmo... Na cara! Até passa vergonha nos pais... Criança briga, mas perdoa facilmente, esquece rapidinho... Criança vive com uma alegria de viver contagiante! Criança quer brincar, e quando pode brincar se lança na brincadeira com toda vontade, como se a vida fosse acabar ali!
E eu pergunto: e se hoje for meu último dia de vida?
Afinal, vivemos como se fôssemos eternos... Nem sabemos o dia e a hora que morreremos... Enquanto essa hora não chega, precisamos ser mais crianças! Aprender com elas!
Tirar nossas máscaras que impedem que a gente seja simplesmente nós mesmos! Quantas máscaras colocamos e fingimos ser aquilo que não somos!
Tem gente que gosta de ter status. Status é comprar uma coisa que você não quer, com um dinheiro que você não tem, para mostrar pra gente que você não gosta, uma pessoa que você não é.
Chega de ser quem não somos! Poxa, eu sou o Mário Sérgio, tenho que ser eu mesmo! A gente aprende a viver uma vida imaginária, uma vida que agrada os outros! Mas peraí! A minha vida me agrada? Agrada a Deus? Aliás, essa é a diferença entre consciência e reputação... Reputação é aquilo que somos diante das outras pessoas... Consciência é o que somos diante de Deus!
Então vamos viver sem vergonha de ser feliz... Com a pureza de uma criança que realmente vive uma vida bonita, bonita e bonita! Por mais que esteja errada...
Isso é a vida! Prazer em conhecê-la!
=)

2 comentários:

  1. Outro texto que gostei muito!!! E a carinha nova do blog tá bem legal também!!! =)

    ResponderExcluir
  2. \õ Texto muito legall...e concordo com a graci a carinha do blog ta lindaa tbm ^^

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...