sábado, 3 de março de 2012

Fumiga


Bem, segundo o Wikipédia, as formigas vivem em média 3 anos, formam níveis avançados de sociedade e vivem em todas as regiões do planeta, exceto nas regiões polares. As formigas são o gênero animal de maior sucesso na história terrestre, constituindo de 15% a 20% de toda a biomassa animal terrestre. Elas surgiram há mais de 100 milhões de anos. Na sociedade das formigas existe a divisão de tarefas com as funções de reprodução, operário e soldado.

Eu fico só com uma dúvida: porque formiga não se diverte? Afinal, elas trabalham tanto que nem tem tempo para diversão. Estão dia e noite realizando suas tarefas. É claro que são um exemplo para nós na questão de ser trabalhador, mas viver só trabalhando parece que falta algo...
Nós em alguns períodos da nossa vida também trabalhamos tanto que nem temos tempo para mais nada... Fica minha pergunta: será que vale a pena?
Fui dar uma olhada na Bíblia e achei muita coisa sobre trabalho lá...

"Que proveito tira o homem de todo o trabalho com que se afadiga debaixo do sol?" (Ecl 1,3)
Em outras palavras é a mesma pergunta que eu me fiz...
"Eu vi o trabalho que Deus impôs aos homens: todas as coisas que Deus fez são boas, a seu tempo. Ele pôs, além disso, no seu coração a duração inteira, sem que ninguém possa compreender a obra divina de um extremo a outro. Assim eu concluí que nada é melhor para o homem do que alegrar-se e procurar o bem-estar durante sua vida; e que comer, beber e gozar do fruto de seu trabalho é um dom de Deus." (Ecl 3, 10-13)
Vejam que gozar do fruto do nosso trabalho é um dom de Deus!
"Vi ainda outra vaidade debaixo do sol: eis um homem sozinho, sem alguém junto de si, nem filho, nem irmão; trabalha sem parar, e, não obstante, seus olhos não se fartam de riquezas. Para quem trabalho eu, privando-me de todo bem-estar? Eis uma vaidade e um trabalho ingrato." (Ecl 4, 7-8)
Aqui o Eclesiastes já deixa a entender que não podemos privar nosso bem-estar, que fazer isso é vaidade, além de trabalho ingrato! Não podemos trabalhar sem parar!

Enfim, estou com dó das formigas que trabalham muito e vivem só trabalhando... E pensar que nós as vezes ficamos nossa vida toda só trabalhando hein? É claro que temos que trabalhar, mas tudo tem seu tempo, não podemos ocupar as 24 horas do nosso dia só com trabalho, o normal são 8 horas por dia de trabalho, algumas de sono, e outras onde podemos "gozar o fruto do nosso trabalho".
Mas existe um tipo de trabalho que muda nossa vida, que nos faz muito mais felizes e realizados... É trabalhar para Deus! Esse trabalho não há como tentar mostrar aqui o quanto é gostoso, porque qualquer palavra seria inferior ao sentimento de servir a Deus!
Trabalhar para Deus é o que dá pleno sentido à vida, é o que faz nossa vida ter sentido... é o que faz a gente deixar de ser simples formigas para sermos humanos!
Como diz o grande Frei Carlos, "na Igreja nunca tem desemprego, sempre tem vagas para trabalhar..."
Independente de religião ou da fé que cada um tem, fica a dica para que achemos uma forma de trabalharmos para Deus. "Ajuntai para vós tesouros no céu, onde não os consomem nem as traças nem a ferrugem, e os ladrões não furtam nem roubam. Porque onde está o teu tesouro, lá também está teu coração". (Mt 6, 20-21)

Não consigo de forma alguma traduzir em palavras toda alegria que sinto a cada vez que tenho a oportunidade de trabalhar para Deus!
"Por conseqüência, meus amados irmãos, sede firmes e inabaláveis, aplicando-vos cada vez mais à obra do Senhor. Sabeis que o vosso trabalho no Senhor não é em vão". (1Cor 15,58)

6 comentários:

  1. Muito bom o seu artigo. Acredito que nossa sociedade atual leva muito em consideração o sucesso profissional como símbolo de prosperidade e felicidade. Mas pelo que vejo é justamente o contrário. O ritmo alucinante e acelerado da vida, acaba por impedir experiências mais significativas.
    Viver é o pleno exercício do aprendizado continuo.

    ResponderExcluir
  2. Eu gosto muito do meu trabalho,para mim é até uma terapia,é lá no meu trabalho que esqueço dos meus problemas e que me sinto bem,apesar do pouco salário que recebo,bom...esquecendo um pouco do salário,quando passo pela porta,é incrível,parece que existe dois mundo,o com problema e o sem problema,gostei do seu texto Mario,apesar que tem muitas pessoas que não tem prazer em trabalhar...mas eu amo o que faço!um abraço.Maria silva.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. alguém disse uma vez que quem trabalha com o que gosta na verdade nem trabalha, se diverte né?
      você está certinha!
      Abraço!

      Excluir
  3. é verdade. elas nem se divertem da ate pena..
    seguindo!
    http://vaidosamodeon.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...