segunda-feira, 10 de setembro de 2018

O Sentido da Vida


Difícil existir uma pessoa que nunca se fez essa pergunta... Mais difícil ainda pra maioria é achar a resposta... Vou falar sobre o que eu descobri até agora na minha vida...
O verdadeiro sentido da vida é AMAR!
Não estou falando de ser amado, e sim de amar... Ser amado é muito bom, mas não tanto quanto amar... Amar de forma pura, sem exigir amor em troca...
Jesus Cristo colocou no AMOR o centro de sua pregação e deixou o mandamento: "amai-vos uns aos outros como eu vos tenho amado" (Jo 13, 34).
A vida aqui na Terra faz sentido se tiver uma outra vida após a morte... Senão seria muito sem sentido viver, morrer e acabar tudo... Essa vida eterna começa a dar sentido para a vida temporária...
E nessa vida temporária temos oportunidades diversas de descobrir que existe algo muito maior do que nossos sonhos e projetos... Existe um Deus que preparou a melhor vida eterna pra gente, mas que nos ama tanto que nos deixa livres pra escolhermos entre estar com Ele e não estar com Ele...
Tudo bem até aqui... Creio em Deus e creio na vida após a morte... Mas isso não basta se eu viver essa vida de forma egoísta... Quando eu faço escolhas egoístas somente para o meu prazer, eu já não sou feliz aqui neste mundo mesmo... Ser egoísta, na minha opinião, é a gente amar somente a gente mesmo e fingir que ama os outros... Mas eu faço tudo pensando somente em mim mesmo e na minha felicidade... Felicidade essa que nunca vem... Daí começamos a nos perguntar o que estamos fazendo de errado, qual o sentido da vida, quem sou eu, o que faço nesse mundo, porque as pessoas não me amam... enfim... podemos passar o resto da vida perguntando...
Mas a resposta é justamente pensar nos outros, fazer o bem aos outros, AMAR os outros... É no amor puro e sem interesses que herdamos o sentido da vida, a alegria de viver, a própria vontade de viver... E é justamente despojando desse amor egoísta e dando todo o amor que podemos para os outros que acabamos também nos sentido amados e queridos... Quantas pessoas amam a gente de forma tão pura e que muita gente nunca vai entender...
Eu não amo esperando ser amado em troca, mas isso vai acontecer naturalmente... Do mesmo jeito que se eu começo a ser mau com as pessoas essa maldade acaba chegando até mim de alguma forma...
Amar é perdoar, amar é sorrir, amar é abraçar, amar é fazer o bem...
Muitos ajudam moradores de rua doando roupas e comida... Vou dar uma sugestão: doe tempo pra eles... Passe duas ou três horas de um dia qualquer sentado na rua com algum deles e converse bastante... Mais do que coisas materiais, todo ser humano necessita de amor e atenção...
E aí podemos falar isso também para as pessoas do nosso convívio, de nossa casa... Quanta atenção damos a todas as pessoas?
Até minha cachorra fica triste quando eu chego em casa e vou usar o celular... Quando eu pego o celular, ela para de brincar e vai deitar no canto da sala... Mas se eu não pegar o celular e nem ligar a TV, mas der atenção a ela, ela vai brincar muito comigo, vai me lamber, vai mostrar durante muito tempo toda a sua alegria... Se assim acontece com cachorros, imagina com humanos... Será que conseguimos dar atenção para as pessoas? Isso também é amar!!!
Qual o sentido da vida? AMAR! Amar como? Escrevendo um bilhete pra alguém mostrando o quanto essa pessoa é especial, indo ao cinema, jantando juntos (mas sem usar o celular nesse momento), indo abraçar quem chega em casa e fazer festa com alegria pra quem chega, ajudando quem precisa, levando Deus pra quem está precisando de Deus... E quem precisa de Deus são todas as pessoas, desde a mais íntima de Deus até os ateus...
Sem AMOR nada tem sentido, tudo é em vão, tudo vira supérfluo, tudo é vazio... E quantas vezes nos sentimos muito vazios... Falta amar... Porque é dando amor que nos enchemos de amor... Guardar amor esvazia a gente do amor... Engraçado isso... Quanto mais eu dou amor para todas as pessoas que cruzam meu caminho, mais cheio de amor eu fico...
O catecismo da Igreja Católica diz no primeiro parágrafo que a finalidade da vida do homem é conhecer a Deus e amar a Deus... Para que possamos também servir a Deus...
Todos os dias peço a Deus que eu seja mais bondoso e alegre e que todos que me encontrem possam sentir a presença de Deus... Nem sempre isso dá certo porque na minha humanidade eu cometo erros que fazem com que eu seja o oposto disso... Mas em alguns dias isso dá certo sim e é maravilhoso!
Eu acordo todo dia e vejo muito sentido na minha vida... E você vê sentido na sua?


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...