quarta-feira, 25 de abril de 2012

Eu te amo! Será?

Hoje quero falar da banalização do "eu te amo"... Ficou tão fácil dizer isso né? Da boca pra fora nós amamos todo mundo! Mas será que amamos de verdade?
O que é o amor? Creio eu que o amor não foi feito pra ser sentido, mas pra ser vivido...

Todo mundo chega falando que sente um amor incrível... Eu acho que eu não sinto... Mas eu vivo o amor toda vez que tomo a decisão de amar! Não podemos reduzir o amor a um sentimento apenas... Ele é uma decisão que tomamos todos os dias... Sempre que acordo posso fazer a escolha por amar ou não...

E o que é amar?

Amor vai muito além da paixão, vai muito além de querer bem, vai muito além de um vínculo emocional com outra pessoa...

"É preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã, porque se você parar pra pensar na verdade não há..." já dizia Renato Russo em uma canção... E isso é a mais pura verdade! A gente necessita amar, a gente precisa de amor... Vivemos nesse mundo em busca do amor em todos os sentidos, mesmo quando não assumimos isso...
Mas estamos sempre procurando o amor seja num relacionamento, seja na família, seja entre amigos, seja da forma que for! Quando existe amor, a vida é muito melhor de ser vivida, porque o nosso destino é amar! E quando não amamos, precisamos viver mais para descobrir e viver o amor!

Jesus chega ao ponto de mandar a gente amar os inimigos! "Eu, porém, vos digo: amai vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam, orai pelos que vos maltratam e perseguem". (Mateus 5,44)
É muito bonito o complemento disso em Mateus 5, 46-48:
"Se amais somente os que vos amam, que recompensa tereis? Não fazem assim os próprios publicanos? Se saudais apenas vossos irmãos, que fazeis de extraordinário? Não fazem isto também os pagãos? Portanto, sede perfeitos, assim como vosso Pai celeste é perfeito."
Para muitos isso é utopia... Para Jesus é regra! Mesmo quem não acredita muito em Deus e tal pode tentar mergulhar nessa palavra de Cristo! Essa talvez seja uma das maiores experiências de amor que podemos fazer! Para isso precisamos de humildade e um verdadeiro amor emanando de dentro pra fora! Com esse "amorzinho" falso que vivemos nunca conseguiremos fazer essa experiência proposta!

Jesus ainda propõe em Marcos 12, 30:
"Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu espírito e de todas as tuas forças."
Outra experiência difícil essa... As vezes até falamos da boca pra fora que amamos a Deus... Mas será que amamos mesmo? O que fazemos por Ele? Nada? Isso é amor?

Existe um lindo trecho que fala do amor que devemos viver. Está em 1Coríntios 13. Se vivermos um pouco do que fala aí, seremos muito mais felizes! Experimentaremos o verdadeiro amor que deve nos mover sempre! Deixaremos de falar "eu te amo" da boca pra fora e teremos mais atitudes que mostrem o nosso amor por alguém! Convido você que teve coragem de ler tudo até agora a ler e reler esse trecho e repensar na sua vida se você realmente ama as pessoas ou não...

"Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, sou como o bronze que soa, ou como o címbalo que retine. Mesmo que eu tivesse o dom da profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência; mesmo que tivesse toda a fé, a ponto de transportar montanhas, se não tiver amor, não sou nada. Ainda que distribuísse todos os meus bens em sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, se não tiver amor, de nada valeria! O amor é paciente, o amor é bondoso. Não tem inveja. O amor não é orgulhoso. Não é arrogante. Nem escandaloso. Não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não guarda rancor. Não se alegra com a injustiça, mas se rejubila com a verdade. Tudo desculpa, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor jamais acabará. As profecias desaparecerão, o dom das línguas cessará, o dom da ciência findará. A nossa ciência é parcial, a nossa profecia é imperfeita. Quando chegar o que é perfeito, o imperfeito desaparecerá. Quando eu era criança, falava como criança, pensava como criança, raciocinava como criança. Desde que me tornei homem, eliminei as coisas de criança. Hoje vemos como por um espelho, confusamente; mas então veremos face a face. Hoje conheço em parte; mas então conhecerei totalmente, como eu sou conhecido. Por ora subsistem a fé, a esperança e o amor - as três. Porém, a maior delas é o amor."
=)

4 comentários:

  1. Filho querido: EU O AMO!!!
    Maravilhoso seu texto de hoje! Concordo com todas as palavras que voce tão sàbiamente colocou! Perfeito! Que reflitamos e peçamos ao Senhor que nos ensine a amar da mesma maeira que Ele nos amou! E que façamos de nossas vidas, cada dia, um aprendizado na escola de Jesus: amar! amar sempre!

    ResponderExcluir
  2. Adorei o texto,principalmente pq vc citou 2 músicas da Legião Urbana,uma vc mesmo descreve q o Renato Russo q fez q é a Pais e Filhos,a outra acho q vc nem percebeu,q é a Monte Castelo,em q o Renato cito na maioria da música trechos retirados deste versículo,depois eu sugiro q vc escutasse!

    muito bom o seu papel de relembrar as pessoas o verdadeiro sentido da vida!

    ResponderExcluir
  3. Lindo, muuiiiiito lindo esse texto amigo! =)

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...